Notícias

Acompanhe nossas notícias e participe da nossa atuação parlamentar

Na sessão desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal aprovou 25 requerimentos propostos pela vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que dizem respeito a iluminação pública, abastecimento de água para a zona rural, pavimentação de ruas, poda de árvores e outras melhorias para o dia a dia da população campinense.


Os requerimentos são fruto do trabalho de acompanhamento das necessidades da população e dos pedidos que a parlamentar e sua equipe recebem diariamente.


“Estamos atentas as necessidades da população e as demandas que nos chegam através das redes sociais, e na medida do possível procuramos atender a isso através do nosso trabalho legislativo. A poda de árvores, pavimentação de ruas, iluminação pública adequada, abastecimento de água... são coisas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas”, destacou a vereadora.


Além dessas ações, um dos requerimentos, a proposta 594/2021, pede ao poder executivo e a Secretaria de Assistência Social (Semas), a retomada de alguns serviços que já estavam sendo prestados à população em situação de rua, como a retirada de documentos, aluguel de imóveis, passagens de ônibus, banheiros públicos e banheiros móveis, educadores sociais e acompanhamento psicológico.


Muitas das pessoas em situação de rua no Centro de Campina Grande apresentam quadros de deficiência mental agravados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, e os pontos de consumo dessas substâncias geram aglomerações, que podem contribuir para o agravamento da crise sanitária enfrentada atualmente. Também há crianças em situação semelhante, que precisam de acesso a condições mínimas de higiene e assistência médica.
Quanto a isso, a parlamentar destaca que é função da gestão municipal desenvolver ações e políticas públicas que possam garantir a essas pessoas em situação de rua, o acesso a direitos básicos que estão previstos na constituição.


“Infelizmente, nesse período de pandemia, percebemos o aumento da população em situação de rua aqui em nosso município, e essas pessoas precisam da assistência e do olhar sensível por parte do poder público, que constitucionalmente tem o papel de garantir direitos essenciais a essas pessoas. Por isso, solicitamos a retomada de alguns serviços que vinham sendo oferecidos em benefício dessa população que se encontra em estado de vulnerabilidade, sobretudo nesse momento de pandemia”, afirma a vereadora Jô Oliveira.